Várzea Grande inicia criação do Plano Municipal de Bem-Estar Animal
Prefeita Flávia Moretti lança iniciativa inédita para estruturar políticas públicas de proteção animal em Várzea Grande, com foco em saúde pública, castrações e acolhimento.

No mês dedicado à causa animal e à prevenção contra os maus-tratos e crueldade, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou a criação do Plano Municipal de Bem-Estar Animal. Trata-se da primeira iniciativa oficial do Município voltada exclusivamente para a proteção animal, cumprindo mais um compromisso de campanha. O objetivo é transformar essa ação inédita em um verdadeiro plano de Estado, consolidando políticas públicas permanentes.
O anúncio foi feito durante uma audiência com a protetora voluntária Aldineia Correia Guimarães, no contexto do Abril Laranja, mês de prevenção contra a crueldade animal.
A prefeita destacou que Várzea Grande nunca destinou recursos próprios para a causa animal e que, atualmente, por força da legislação, é necessário envolver várias secretarias para a implementação de ações contínuas e estruturadas. Entre as pastas que atuarão diretamente estão a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, a Secretaria de Assuntos Estratégicos, a Secretaria de Saúde e a Procuradoria Municipal.
"Temos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público que nos dá um prazo de 12 meses para implementar ações voltadas para essa causa. Queremos não apenas cumprir a determinação legal, mas ir além, criando um plano definitivo, que reconheça a causa animal como também uma questão de saúde pública", afirmou Flávia Moretti.
A prefeita ressaltou que, apesar do orçamento atual ter sido herdado da gestão anterior e não prever recursos específicos para a causa animal, o momento é oportuno para iniciar a elaboração de propostas para o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026. "Agora temos a chance de estruturar um projeto de lei sério, mas para isso precisamos da participação ativa da sociedade e dos ativistas que já fazem diferença no cuidado aos animais", pontuou.
O Procurador-Geral do Município, Maurício Magalhães, reforçou que o PPA e a LOA que serão discutidos em breve já contemplarão as prioridades do governo Flávia Moretti e Tião da Zaeli, permitindo a inclusão de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.
Uma história de dedicação
Aldineia Correia Guimarães, que há 12 anos atua como protetora independente cuidando de mais de 30 gatos em cinco bairros da região do Grande Cristo Rei, comemorou o anúncio do plano. “Atualmente eu custeio do meu bolso a ração e medicamentos. São cerca de 320 quilos de ração de gato adulto por mês. Contar com uma política pública voltada para o bem-estar animal será um divisor de águas para Várzea Grande”, afirmou a protetora.
Entre as expectativas para o novo plano estão a viabilização de recursos para castrações em massa, atendimento médico-veterinário gratuito ou a preços sociais, além de parcerias com entidades e ONGs.
Compromisso e inovação
O Plano Municipal de Bem-Estar Animal será construído em diálogo com a sociedade civil, visando garantir direitos e proteção aos animais, promovendo também educação e conscientização da população. "A causa animal precisa deixar de ser assistida apenas de forma voluntária e emergencial. Vamos trabalhar para que a proteção animal seja tratada com seriedade, planejamento e compromisso institucional", concluiu a prefeita.
Várzea Grande dá assim um passo importante para se tornar uma cidade referência em políticas públicas de proteção animal no Estado.
COMENTÁRIOS