Seja bem-vindo
Várzea Grande,24/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Saúde e Educação juntas pelo bem das crianças

Ação nas escolas garante vacinação e acompanhamento do desenvolvimento infantil


Saúde e Educação juntas pelo bem das crianças

Com o objetivo de garantir o crescimento saudável e seguro das crianças, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, desenvolvem o Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal. A iniciativa, que acontecerá durante o ano letivo, tem o objetivo de promover a saúde e a prevenção de doenças e agravos no ambiente escolar.

De acordo com a portaria interministerial n. 1.055 de 25 de abril de 2017, e a nota técnica Nº 30/2024-CGEDESS/DEPPROS/SAPS/MS, são 14 temáticas de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos nas escolas, sendo que cinco têm execução prioritária, uma delas é a verificação da situação vacinal das crianças e atualização da caderneta de vacinação.

Este mês, a equipe da Estratégia Saúde da Família do bairro Jardim Imperial (ESF Imperial), em parceria com acadêmicos do 3º semestre do curso de Medicina do Univag, deve visitar cinco unidades escolares, vacinando as crianças contra a gripe e atualizando a caderneta de vacinação.

“Com a presença dos profissionais de saúde dentro das escolas, o Município reforça o compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças, aproximando ainda mais a comunidade escolar das ações preventivas de saúde pública”, celebra a secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon.

A ação já começou em várias unidades, como os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) ‘Mariana Rodrigues de Azevedo’ e ‘Albela Curvo de Moraes’, localizados no bairro Jardim Imperial. Nas duas unidades foram imunizadas mais de 50 crianças com a vacina da gripe (Influenza) e também, outros imunizantes que estavam desatualizados conforme a caderneta de cada criança.  Os professores, que fazem parte do grupo prioritário, também foram vacinados contra a gripe.

Segundo a responsável técnica da ESF Imperial, enfermeira Marilza Cristina Mollina, esse trabalho é anual, contínuo e tem grande importância na prevenção de doenças. “É um projeto que fortalece a integração entre saúde e educação e contribui para o cuidado integral das nossas crianças”, destacou.

Para a diretora do CMEI Mariana, Sandra de Souza Pereira, a parceria é de fundamental importância para a saúde infantil. “Esse trabalho auxilia muito os pais que têm uma jornada de trabalho corrida e muitas vezes não consegue levar o filho para vacinar. Sendo assistido pela equipe eles são imunizados e protegidos”, explica.

Aline Ferreira, mãe da pequena Ana Lis de 2 anos e 2 meses, aprovou a iniciativa e autorizou a escola a vacinar a filha contra a gripe e outras viroses. “É muito importante que minha filha seja vacinada para que ela possa crescer saudável e protegida, e o melhor de tudo, facilita a vida da gente que, muitas vezes, não consegue liberação do trabalho para levar o filho para vacinar”, disse.

“A vacinação nas escolas é uma forma segura e eficaz de proteger a saúde de crianças e adolescentes, prevenindo doenças e promovendo um futuro mais saudável. Ver o empenho das equipes de saúde nessas ações nos enche de orgulho", destacou Steffany Carneiro, responsável técnica do Programa Saúde na Escola da secretaria Municipal de Saúde em Várzea Grande.

Para este ano, 79 escolas aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE), entre elas estão EMEB’s), CMEI´s e escolas estaduais.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.